Boss Monster

 
 
 
2-4
 
13+
 
20 min
 
Designer: Johnny O'Neal, Chris O'Neal
Mecânicas: Administração de Cartas, Toma Essa, Poderes Distintos, Eliminação de Jogadores
Boss Monster é um card game, cujo tema e arte são inspirados em jogos clássicos de vídeo-game, no qual os jogadores assumem o papel de chefões construindo uma masmorra para atrair e derrotar o maior número possível de heróis. Lançado originalmente através de financiamento coletivo pelo Kickstarter em 2012, sua versão brasileira chegou em 2016 pela Redbox Editora.

O objetivo em Boss Monster é ser o primeiro jogador a coletar 10 “almas”. Para isso, os jogadores devem usar cartas de sala para construir sua masmorra e derrotar os heróis invasores de maneira eficiente, pois caso um herói atravesse todas as salas e permaneça vivo, ele te causará ferimentos. Cuidado! Não deixe que muitos heróis saiam impunes de sua masmorra, pois ao acumular 5 ferimentos seu chefão será derrotado e você será eliminado da partida!

Durante a preparação, cada jogador recebe aleatoriamente uma carta de chefão, cinco cartas de sala e duas de magia. Em seguida, os jogadores devem escolher uma sala e construí-la imediatamente adjacente ao seu chefão, esta será a última sala da sua masmorra. Cartas de herói são reveladas no centro da mesa (a área da cidade). Cada chefão possui um ícone distinto de tesouro, que atrai um tipo de herói correspondente: caso seu chefão possua um tesouro de espada, por exemplo, ele irá atrair heróis guerreiros mais facilmente para a sua masmorra. As rodadas em Boss Monster são divididas nas seguintes fases: Fase de Construção, Fase de Atração de Heróis e Fase de Aventura.

Durante a Construção, poderão ser jogadas novas cartas de salas, expandindo a masmorra até um limite de 5 salas ou melhorando as salas, colocando novas cartas sobre as antigas. Esta é a fase mais importante do jogo: aqui será o momento de desenvolver sua estratégia, combinar efeitos de salas para atrair e causar danos em heróis. Além dos efeitos diversos, descritos no texto de cada carta, as cartas de sala também possuem 2 informações importantes: o dano causado ao herói que passa por elas e o ícone de tesouro que, juntamente com o tesouro do chefão, irão influenciar quais heróis serão atraídos para sua masmorra na Fase de Atração. Nesta segunda fase, os jogadores comparam seu totais de ícones de cada tipo e atraem para sua masmorra os heróis correspondentes. No caso de empate, os heróis permanecem na cidade para disputas de rodadas futuras. Na última fase, os heróis atraídos irão passar pelas masmorras: um a um, os heróis se movem pelas salas na sequência. Dois resultados são possíveis: caso um herói morra em alguma das salas, ele se transformará em uma alma, contando um ponto para o jogador dono da masmorra. Caso ele chegue até a carta de chefão, entretanto, aquele herói causará um ferimento àquele chefão.

Além das cartas de salas, Boss Monster também conta com cartas de magias. Estas cartas realizam efeitos diversos e tem o poder de afetar tanto sua própria masmorra e heróis sobre ela quanto às masmorras inimigas. Elas podem afetar a movimentação de heróis, destruir salas e até mesmo cancelar outros efeitos de cartas de magias lançadas por oponentes.


Se no final de uma rodada algum dos jogadores acumulou 10 almas, sem ter 5 ou mais ferimentos, ele será considerado o vencedor da partida.