Chariot Race

 
 
 
2-6
 
8+
 
20 min
 
Designer: Matt Leacock
Mecânicas: Rolagem de Dados, Movimento em Grid, Eliminação de Jogadores, Poderes Variados
Chariot Race é um dice game de corrida em que os jogadores estão disputando uma perigosa e emocionante corrida de bigas na Roma antiga. Lançado originalmente em 2016 pela MasQueOca, este jogo foi trazido para o Brasil pela Redbox Editora em 2017.

Em Chariot Race, os jogadores assumem o papel de romanos antigos, tentando ser o primeiro a completar duas voltas em torno da pista de corrida com a sua biga. Na preparação, cada jogador recebe um tabuleiro individual e uma biga da sua cor. Em seu marcador, os jogadores terão como marcar o nível de velocidade, dano e destino de sua biga. A cada rodada, os jogadores rolam um número de dados de acordo com sua velocidade e re-rolam até duas vezes, tentando manipular o resultado das faces do dado conforme sua vontade, no estilo Yahtzee. No início da rodada, a primeira coisa a se fazer é ajustar os níveis de velocidade das bigas de acordo com seu marcador de dano: a velocidade inicial das bigas não podem ultrapassar o valor de dano na sua faixa de dano individual. No turno de cada jogador, ele rola os dados, manipula os resultados usando suas re-rolagens grátis e gastando pontos de destino para re-rolar novamente e/ou, caso queira gastar ainda mais pontos de destino, mudar a face de um dado para qualquer face que desejar.

Após a rolagem dos dados, o jogador da vez realiza as ações de acordo com os resultados: ele poderá aumentar ou diminuir sua velocidade, adquirir mais pontos de destino trocar de pistas e até mesmo realizar colisões e atacar bigas adversárias. Após determinar a velocidade final de sua biga levando em conta o resultado de seus dados, o jogador deve se mover um número de espaços na pista igual ao total de sua velocidade naquele turno. Mas, cuidado! Ao realizar curvas, se sua velocidade estiver alta demais isso poderá causar danos a sua biga: cada curva permite um número máximo de velocidade e, para cada ponto excedente de velocidade, o jogador deverá diminuir um ponto em sua trilha de dano individual.

Após realizar seu movimento, o jogador poderá realizar ações de ataque, caso um ou mais de seus dados mostrem o símbolo de estrepe/lança. Ele poderá optar por deixar uma estrepe no espaço imediatamente anterior ao de sua biga, causando 1 de dano ao jogador que passar por aquele espaço no futuro, ou causar 1 de dano a uma biga a 2 espaços de distância, atacando com uma lança.

Quando o primeiro jogador completa sua segunda volta na pista, ele é considerado o vencedor. Caso mais de uma biga cruze a linha de chegada na mesma rodada, o dono daquela que se moveu mais longe após a linha de chegada é considerado o vencedor.