Dungeon Raiders

 
 
 
3-5
 
8+
 
20-60 min
 
Designer: Phil Waker-Harding
Mecânicas: Administração de cartas, Eliminação de Jogadores, Seleção Simultânea de Ações, Toma Essa, Poderes Distintos

O

riginalmente publicado em 2011 pela HomoLudicus, com uma versão brasileira pela editora Devir em 2015, Dungeon Raiders é um jogo onde os participantes deixam de lado os dados clássicos de RPG e pegam em cartas para se transformarem em destemidos aventureiros que, em busca de um bolso cheio de moedas de ouro, invadem e saqueiam todos os andares de uma masmorra.

Na preparação, cinco montes de cartas de masmorra são criados de forma aleatória, indicando as rodadas da partida. Cada jogador recebe uma carta de personagem e a quantidade de marcadores de vida, moedas e itens descritos nela. Recebem também um conjunto de cartas de poder, numeradas de um a cinco, que serão usadas nos leilões, eventos e combates do jogo.

O jogo consiste em passar por todas as salas, resolvendo uma a uma e tentar chegar ao fim vivo e com mais moedas de ouro do que seus oponentes. Salas podem conter monstros, armadilhas, tesouros ou abóbadas. Usando cartas de poder, reveladas simultaneamente, os participantes resolvem os efeitos da carta da vez. As salas de armadilha irão atrapalhar os aventureiros dependendo do maior número entre todas as cartas de poder escolhidas, já nas cartas de tesouro acontece um leilão garantindo mais moedas para os jogadores que descartarem as cartas de maior valor. Nas abóbadas, itens podem ser adquiridos com as cartas de poder e nas salas de monstro, os jogadores precisam que a soma de cartas utilizadas seja igual ou maior que o marcador de vida do monstro para derrotá-lo. Geralmente cartas de masmorra são reveladas apenas quando os jogadores “entram naquela sala”, mas durante a montagem dos montes iniciais, algumas cartas são embaralhadas com a face para cima, aparecendo já reveladas e ajudando no planejamento dos jogadores naquele andar.

Cartas de item podem ser usadas para obter alguma vantagem durante a exploração, como ver todas as cartas de masmorra com a face para baixo ou ainda como um carta de poder cinco, para serem usadas em salas específicas. Após todas as salas do primeiro nível da masmorra serem exploradas, os jogadores recebem de volta suas cartas de poder, e se abre as cartas do próximo andar. O jogo continua até a última sala da masmorra, onde os aventureiros deverão derrotar o líder dos monstros.

No fim, o jogador com a menor quantidade de marcadores de vida é automaticamente eliminado do jogo, sucumbindo aos ferimentos, e quem tiver a maior quantidade de moedas é declarado o vencedor.