Card Goblins

 
 
 
2-5
 
12+
 
50 min
 
Designer: Tiago Junges
Mecânicas: Administração de Cartas, Toma Essa
Card Goblins é um jogo de cartas brasileiro lançado pela primeira vez em 2013 via financiamento coletivo no site Catarse . Neste card game os jogadores assumem o papel de líderes goblins invadindo os covis inimigos para juntar tralhas e se tornar o rei goblin. Em 2014, uma nova versão do jogo foi financiada no Catarse, com uma nova caixa feita de madeira e contendo uma expansão que introduzia piratas ao jogo.

O objetivo de Card Goblins é ser o primeiro jogador a conseguir 3 pontos de vitória através das cartas de tralhas. Estas cartas, entretanto, normalmente possuem certas condições para a pontuação, como conseguir uma combinação específicas de tralhas ou ser bem sucedido em uma ação (como um ataque, por exemplo).

Na preparação, embaralha-se o deck de cartas e distribui-se 5 cartas para cada jogador. Há dois tipos de carta em Card Goblins, criaturas e cartas de ação. As criaturas só poderão ser jogadas em seu turno e serão usadas para atacar ou defender, além de efeitos especiais. As cartas de ação podem ser usadas a qualquer momento, possuindo efeitos diversos. Os jogadores, em seus turnos, podem realizar as seguintes ações, em qualquer ordem: comprar uma carta, baixar um goblin, baixar invocações, usar um ou mais especiais do seus goblins em jogo e atacar um outro jogador/procurar tralhas.

Há dois tipo de carta de criatura em Card Goblins, goblins, que são suas criaturas básicas, e invocações, que só podem ser baixadas virando goblins com símbolos de magia. Todas as cartas de criaturas possuem um número em seu canto inferior direito, simbolizando seu poder. Ao atacar um oponente, o jogador da vez escolhe qual jogador atacará (este será o defensor neste turno) e, em seguida, vira quantas criaturas quiser sob seu controle para declara-las como atacantes. Os jogadores somam o poder de suas cartas e caso o atacante vença ele rouba uma carta de tralha do defensor, mas caso o defensor vença, todas as criaturas do atacante serão destruídas.

Quando um jogador consegue o seu terceiro ponto de vitória ele deve gritar “eu sou o rei goblin!” para se tornar o vencedor da partida.