Dead Man’s Draw

 
 
 
2-4
 
13+
 
10 min
 
Designer: Allison Litchfield
Mecânicas: Testar a Sorte, Poderes Distintos
Dead Man’s Draw é um jogo de cartas de testar a sorte com temática pirata criado originalmente como um jogo digital. Sua versão física foi financiada pelo kickstarter em 2015 e já conta com uma versão brasileira, publicada pela Conclave.

Em Dead Man’s Draw, seu objetivo é coletar a maior quantidade de pontos através de cartas de de pilhagem. Na preparação, forma-se uma pilha de descartes com as cartas de valor 2 de cada tipo e a de valor 4 da sereia e embaralham-se as cartas restantes formando um monte no centro da mesa.

No turno de um jogador ele saca uma carta do monte e coloca-a no centro da mesa e resolve seu efeito. Um jogador pode repetir esse processo até desejar parar, coletando as cartas de saque para si ou caso ele saque uma carta cujo tipo seja o mesmo de uma carta já existente na mesa, fazendo com que o jogador da vez seja capturado e não colete nenhuma carta esta rodada.

Quando um jogador coleta cartas de saque ele as enfileira à sua frente, separando-as por tipo e com o maior valor no topo. Apenas a carta mais alta de cada tipo será pontuada no final da partida. Estas cartas de saque, quando sacadas para a área de jogo, realizam efeitos em geral benéficos para o jogador da vez, como revelar cartas do topo do baralho, forçar um oponente a descartar uma carta, roubar cartas de outros jogadores.

imgl9970

Quando a última carta do baralho central é sacada, o jogador da vez termina seu turno normalmente. Após isto a partida termina e o jogador com o maior número de pontos, contando apenas a carta de valor mais alto de cada tipo, vence a partida.