Lords of Scotland

 
 
 
2-5
 
12+
 
40 min
 
Designer: Richard James
Mecânicas: Administração de cartas, Seleção de Cartas
Lançado pela primeira vez em 2010 e já com uma segunda edição de 2015, ambas lançadas pela Z-Man Games, Lords of Scotland é um jogo de cartas com temática celta em que os jogadores disputam o trono da Escócia, recrutando guerreiros de diferentes clãs para vencer. Sua versão brasileira, uma tradução da segunda edição da z-Man Games, foi lançada em 2016 pela Conclave.

O objetivo dos jogadores numa partida de Lords of Scotland é ser o primeiro a adquiri 40 pontos somando todas as suas cartas de sectário. Na preparação cada jogador recebe 5 cartas, embaralham-se as cartas restantes formando um monte central e, em seguida, colocam-se 5 cartas com a face virada para baixo no centro da mesa representando os recrutas. Além disso, colocam-se cartas iguais ao número de jogadores, com a face voltada para cima, à esquerda do baralho central representando os sectários.

Cada rodada rodada em Lords of Scotland é dividida em 5 turnos. No começo de cada turno, o jogador inicial revela um recruta. Dessa forma, no turno 1 haverá apenas 1 recruta com a face revelada, 2 no segundo turno e assim por diante. Na vez de um jogador ele tem duas opções: reunir um seguidor, jogando uma carta de sua mão com a face voltada para cima ou para baixo, ou recrutar uma carta, escolhendo um recruta do centro da mesa e colocando em sua mão, repondo aquele espaço com uma carta do monte central. Ao final dos 5 turnos, os jogadores somam a força de todos os seguidores e escolhem uma carta de sectário em ordem decrescente. Após a distribuição dos sectários a rodada termina. Sacam-se novas cartas de sectários e de recrutas e uma nova rodada se inicia.

As cartas em Lords of Scotland tem duas características essenciais: o clã do qual pertencem que lhe concede um poder especial e sua força que representa pontos de vitória quando a carta é um sectário, sua força de combate quando é um seguidor. Além disso a força de uma carta define se o seu poder será ativado quando ele é jogado como um seguidor: o poder do clã impresso no card só será realizado caso a carta jogada seja a de menor força entre todos os seguidores que você possui. Dessa forma, os jogadores tem diversas opções ao jogarem uma carta, optando por utilizar seus poderes utilizando cartas baixas ou jogando cartas altas para somar mais força aos seus seguidores. O clã de uma carta também é muito importante para a disputa pelos sectários, pois caso um jogador só reúna seguidores de um mesmo clã, a força total de seus seguidores será dobrada.

Quando um jogador reúne 40 ou mais pontos de força de sectários ao final de uma rodada a partida termina e vence o jogador com a maior pontuação.