Rock and Roll Manager

 
 
 
2-5
 
12+
 
90 min
 
Designer: Leandro Pires
Mecânicas: Alocação de Trabalhadores, Coleção de Componentes
Rock and Roll Manager é um jogo nacional com mecânicas euros criado por Leandro Pires e lançado pela Conclave em 2016. Neste jogo os jogadores administram uma banda de rock e tentam leva-la ao sucesso, realizando shows, lançando álbuns e contratando novos músicos.

Uma Partida de Rock and Roll Manager é dividida em 9 rodadas e seu objetivo é, ao final, ter mais pontos de fama que os demais jogadores. Na preparação, cada jogador recebe um tabuleiro individual com 5 fileiras representando seus músicos e seus respectivos níveis de habilidade. Cada jogador recebe também 3 peças de agente, com os quais realizarão as ações do tabuleiro em seu turno. Além disso, sorteiam-se 6 cartelas de objetivos, disponíveis para qualquer jogador que preencha a sua condição durante a partida, concedendo-lhe pontos de fama.

As rodadas de Rock and Roll Manager são divididas em 2 partes: planejamento e resolução das ações. Durante o planejamento os jogadores, na ordem do turno, se revezam colocando seus agentes nos espaços de ação do tabuleiro. Depois que os jogadores já alocaram todos os seus agentes, eles resolvem essas ações separadamente seguindo a ordem do tabuleiro, da esquerda para direita e de cima para baixo. A ações são diversas: comprar novas fichas de instrumento para melhorar seus músicos, ir ao estúdio para gravar discos ou ir à mídia para valorizar seus álbuns ou aumentar o Talento da sua banda. Os jogadores podem também realizar shows, concedendo pontos de fama, dinheiro e/ou eventuais fichas de instrumento.

Através das ações os jogadores devem buscar evoluir sua banda ao passo que aumentam a produção de dinheiro, pois ao final da rodada é preciso arcar com as despesas da banda, pagando um valor em dinheiro sempre maior a medida que a banda vai ficando mais famosas. Além disso, os jogadores devem se preparam para os festivais nos turnos 3, 6 e 9 e tentar reivindicar as cartelas de objetivo, que são as principais formas de obter pontos de fama. Ao final da partida eles também recebem pontos de fama extra a cada 10 de dinheiro, por ter membros da banda com todos os espaços de habilidade preenchidos e por excelência, como por exemplo ter mais dinheiro, mais shows realizados ou ter o álbum mais valioso.

Ao final da 9ª rodada a partida acaba. São distribuídos, então, os pontos de fama extras e o jogador que obtiver a mair soma de pontos de fama será o vencedor.