Survive: Fuga de Atlântida!

 
 
 
2-4
 
8+
 
60 min
 
Designer: Julian Courtland-Smith
Mecânicas: Pontos de Ação, Rolagem de Dados, Tabuleiro Modular, Posicionamento Secreto
Originalmente lançado em 1982, pela Parker Brothers, Survive foi reeditado pela Stronghold Games sob o título de Survive: Escape from Atlantis!. Apostando em sua simplicidade e elegância para divertir tanto jogadores novos quanto experientes, se tornou um daqueles jogos que sobrevivem à prova do tempo, se mantendo tão forte hoje quanto no ano de seu lançamento.
A edição especial de 30 anos chegou ao Brasil, como Survive: Fuga de Atlântida! em 2015, pela editora Conclave.

Em Survive, os jogadores montam a ilha de Atlântida, se utilizando de peças composta por terrenos de praia, floresta e montanha, que vão afundando gradualmente a cada rodada. O objetivo do jogo é salvar seus exploradores, evitando que as criaturas marinhas e eventuais redemoinhos os destruam antes deles chegarem a terra firme. Cada explorador possui um numero em sua base, que equivale a quantidade de pontos de vitória caso aquele explorador seja salvo. No turno de um jogador, ele deve mover seus exploradores e barcos, retirar uma peça da ilha e rolar o dado para movimentar uma das três criaturas (tubarão, baleia ou serpente marinha) para atrapalhar os outros jogadores. As peças, assim que retiradas, podem trazer novos elementos ao tabuleiro ou conterem vantagens para os jogadores utilizarem no começo de seus próximos turnos.

O jogo termina assim que não sobrarem mais exploradores a serem resgatados ou quando o vulcão for relevado. Nesse momento, os jogadores somam os pontos presentes em cada um de seus exploradores salvos e aquele com mais pontos é o vencedor.