A Ilha Proibida

 
 
 
2-4
 
10+
 
30 min
 
Designer: Matt Leacock
Mecânicas: Administração de Cartas, Cooperativo, Pontos de Ação, Movimento em Grid, Tabuleiro Modular, Pegar e Entregar, Coleção de Componentes, Poderes Distintos
A Ilha Proibida é um jogo cooperativo de Matt Leacock em que os jogadores são exploradores tentando resgatar tesouros antigos de uma ilha mística antes que ela afunde. Este jogo, lançado pela primeira vez em 2010 pela Gamewright, venceu diversos prêmios internacionais, entre eles o Golden Geek na categoria de jogos infantis. Sua versão em português chegou no Brasil pela Devir em 2014.

Em A Ilha Proibida o objetivo é regatar os 4 tesouros antes que a ilha afunde. Na preparação, embaralham-se as 24 peças de terreno e colocam-nas com a face virada para cima no centro da mesa, formando fileiras progressivamente maiores em direção ao centro, seguindo as instruções. Após isso, embaralha-se o baralho de alagamento e revelam-se as 6 primeiras cartas, uma de cada vez, e para cada carta comprada dessa forma, vira-se a peça de terreno correspondente para o lado “alagado” no tabuleiro. Cada jogador, então, recebe uma carta de aventureiro com um poder especial e coloca o peão da sua cor e coloca em seu espaço inicial e recebem 2 cartas de tesouro. Além disso, ajusta-se o marcador do nível da água para a dificuldade desejada para a partida.

No turno de um jogador ele realiza as seguintes fases, nesta ordem: realiza até 3 ações , compra duas cartas do baralho de tesouro e revela um número de cartas de alagamento igual ao nível da água. O jogador pode optar entre mover-se, drenar terrenos alagados, dar uma carta de tesouro para outro jogador ou recolher um tesouro. Para resgatar um tesouro, o jogador do turno deve sob seu controle 4 cartas de tesouro de um mesmo tipo e estar sobre um dos dois terrenos daquele tesouro e gastar uma ação. Mas cuidado: ao final do turno de cada jogador mais e mais cartas de alagamento vão ser reveladas, o que pode fazer com que terrenos importantes como locais de tesouro ou até mesmo a pista de aterrissagem saiam do jogo!

Quando os jogadores tiverem sob seu controle todos os 4 tesouros, eles devem mover todos os peões para a pista de aterrissagem e jogar uma carta de Fuga de Helicóptero. Caso consigam fazer isso antes que a ilha afunde ou algum tesouro se perca, eles vencem a partida.