Carcassonne: Mares do Sul

 
 
 
2-4
 
8+
 
35 min
 
Designer: Klaus-Jurgen Wrede
Mecânicas: Controle de Área, Colocação de Cartelas
Carcassonne: Mares do Sul é o primeiro jogo da série de intitulada “Carcassonne Around the World”, com designs reestruturados do famoso jogo de colocação de cartelas Carcassonne. Esta encarnação tropical do jogo foi lançado em 2013 pela Hans im Glück e trazido para o Brasil pela Devir em 2015.

Em Carcassonne: Mares do Sul seu objetivo é trocar suas mercadorias, adquiridas controlando áreas no tabuleiro, por pontos de vitória. O jogo começa com uma cartela inicial no centro da mesa e os jogadores se revezam em turno, colocando uma nova cartela num espaço adjacente optando por colocar (ou remover) um ilhéu (meeple) da sua cor no tabuleiro. Cada cartela possui uma combinação de diferentes áreas (ponte, ilha, mercado e espaços de mar) que podem conter figuras de recursos como conchas, peixes ou bananas. Quando um jogador completa uma rota ou área ele adquire mercadorias iguais ao total de símbolos contidos naquela região que controlava. No seu turno, o jogador pode fornecer suas mercadorias a um dos barcos de mercadorias e receber a quantidade de pontos de vitória ilustrada naquela peça, retirando-a do jogo e substituindo-a por outra.

Após todas as cartelas serem colocadas sobre a mesa, os jogadores fazem a contagem final e aquele com mais pontos é o vencedor.