Cocoricó Cocorocó!

 
 
 
2-4
 
8+
 
30 min
 
Designer: Klaus Zoch
Mecânicas: Memória
Cocoricó Cocorocó! é um jogo de memória infantil em que os jogadores controlam galinhas tentando roubar penas umas das outras. Sua primeira versão, em 1997, foi uma publicação independente feita pelo designer Klaus Zoch. Em 1998, Cocoricó Cocorocó venceu um prêmio especial na categoria Jogos Infantis no Spiel Des Jahres. Sua versão para o português chegou ao Brasil pela Devir em 2016.

Em Cocoricó Cocorocó o objetivo dos jogadores é conseguir todas as penas das outras galinhas, ultrapassando-as no tabuleiro. Na preparação, embaralham-se as as 12 fichas octogonais de galinheiro, colocando-as com a face virada para baixo no centro da mesa. Em seguida, embaralham-se as 24 peças de caminho (com formato de ovo) e as dispõem com a face voltada para cima formando um círculo ao redor das fichas de galinheiro. Cada jogador, então, recebe uma galinha com uma pena na cauda e as distribuem sobre as peças de caminho de modo que entre elas exista o mesmo número de peças.

No turno de um jogador ele deve mover sua galinha, no sentido horário, revelando uma das fichas de galinheiro: caso a ficha revelada contenha o desenho idêntico à peça de caminho a sua frente, ele avança e repete o processo até que a peça de galinheiro revelada não coincida com a peça de caminho para qual ela deve se mover. Quando uma galinha alcança outra, o jogador pode tentar ultrapassa-la, passando por cima dela. Dessa forma, o jogador da vez deve revelar a ficha de galinheiro cujo desenho coincida  com a peça de caminho diante da galinha que quer ultrapassar. se ele for bem sucedido em sua ultrapassagem, ele retira as penas da(s) galinha(s) que saltou sobre e coloca-as na calda de sua galinha.

Quando o jogador consegue todas as penas do jogo para a sua galinha a partida termina e ele será o vencedor.