SET

 
 
 
1-20
 
6+
 
30 min
 
Designer: Marsha J. Falco
Mecânicas: Reconhecimento de Padrões, Coleção de componentes
SET é um card game de percepção visual em que os jogadores disputam em tempo real para tentar  identificar padrões nas cartas dispostas sobre a mesa. lançado pela primeira vez em 1991 nos Estados Unidos, sua primeira aparição no Brasil foi pela Copag em 2013 e ele já conta com sua segunda edição pela Devir, lançada em 2016.

O objetivo de SET é ser o primeiro jogador a encontrar um conjunto de 3 cartas que possuam um padrão em comum. Cada carta pode ser dividida em 4 características: símbolo, cor, número e textura. Para formar um SET, é preciso que as cartas tenham 3 características diferentes e apenas uma igual ou, ao contrário, que compartilhem apenas 1 característica e tenham as outras 3 diferentes. Por exemplo: 3 cartas vermelhas, com o mesmo símbolo, mesma textura mas com números diferentes formam um SET.

Para se jogar SET, um dos jogadores embaralha o deck de cartas e coloca 12 cartas sobre a mesa, formando um retângulo de 4×3 no centro da mesa, de maneira que todos os jogadores consigam visualizar todas as cartas sem dificuldade. Neste jogo, não há turnos, se joga em tempo real: sempre que alguém identifica um conjunto que satisfaça a regra, essa pessoa diz “SET!” em voz alta. Neste momento o jogo para e seu SET é avaliado pelos outros jogadores e, caso seja válido, o jogador recolhe as cartas para si e coloca 3 novas cartas do baralho sobre a mesa, repetindo o processo.

Quando o baralho de cartas se esgotar, a partida termina. Neste momento os jogadores contam quantas cartas acumularam e o jogador com o maior número de cartas vence a partida.