Talisman: O Mágico Jogo de Aventura

 
 
 
2-6
 
13+
 
90 min
 
Designer: John Goodenough, Robert Harris
Mecânicas: Rolagem de dados, Rolar e Mover, Poderes Distintos
Publicado pela primeira vez em 1983 e com sua quarta edição chegando ao Brasil em 2008 pela editora Devir, Talisman: O Mágico Jogo de Aventura é um clássico no qual os jogadores lutarão uns contra os outros para possuir um artefato poderoso e dominar todos os quatro cantos do tabuleiro.

Após aberto o tabuleiro na mesa e com a cartas de aventura e feitiço dispostas ao lado, os participantes escolherão aleatoriamente uma ficha de personagem, com informações sobre habilidades especiais, capacidade para combates físicos e psíquicos, determinados pela sua força e destreza respectivamente, quantidade inicial de ouro e vida e o local onde iniciará sua aventura. Os jogadores também recebem suas fichas de destino, que podem ser usadas para rolar novamente um dado.

O mapa de Talisman: O Mágico Jogo de Aventura se divide em três regiões: exterior, média, e interior, se deslocando das bordas do tabuleiro, ao centro. Os aventureiros irão se movimentar na direção que desejarem, mas por uma quantidade de espaços indicada pela rolagem de um dado. Ao explorar o tabuleiro, os jogadores terão variados encontros determinados pelas Cartas de Aventura, desde diversos tipos inimigos a eventos, itens e feitiços que podem te ajudar durante a partida. Talisman também possui um sistema de evolução de personagens, em que as cartas de monstros derrotados pelos jogadores são adquiridas como troféus posteriormente trocados por melhorias em seus atributos.

Para poder chegar à Coroa do Comando, no centro da região interior, e finalmente destruir seus rivais de uma vez por todas, é necessário passar pelo Portal do Poder, localizado na região média, tendo um poderoso Talisman em suas mãos, adquirido através de compras ou como recompensa por alguma missão cumprida. Existem três formas de se deslocar da região exterior para a região média, os jogadores devem construir uma jangada, tirar a sorte na taberna ou passar pelo desafio da Casa da Sentinela, onde lutarão contra o guardião da ponte.

A partida termina quando um conseguir utilizar a Coroa do Poder no centro do tabuleiro para eliminar os seus oponentes permanentemente.