Village

 
 
 
2-4
 
12+
 
90 min
 
Designer: Inka Brand, Markus Brand
Mecânicas: Alocação de Trabalhadores, Coleção de Componentes
Village é um jogo de mecânica euro vencedor do Kennerspiel des Jahres. lançado em 2011 na Alemanha e trazido pela Fire On Board em 2016 ele se destaca por apresentar as mecânicas de alocação de trabalhadores e seleção de ação de forma inovadora, com um sistema de tempo em que seus trabalhadores são descartados e substituídos por novos no decorrer do jogo.

Em Village cada jogador controla uma família representada por peões e utiliza-os para realizar diversas ações no tabuleiro. Estas ações, porém, podem fazer avançar o medidor de tempo em seu tabuleiro individual, fazendo com que seus membros de família morram. Durante a preparação, sorteiam-se diversos cubos de influência que são distribuídos pelas áreas de ação do tabuleiro de acordo com a tabela de número de jogadores.

No turno de um jogador, para realizar uma ação ele deverá retirar um cubo de influência do local  que deseja realizar a ação. Estes cubos simbolizam os diversos tipos de recursos que poderão ser utilizados para completar certas ações como por exemplo fé (marrom), utilizado para ações do monastério e laranja (habilidade) utilizado para ações de corporações de ofício, sem contar o cubo preto que representa a peste e não serve como recurso, apenas avançando o marcador de tempo do jogador que o coletou. Além disso, as ações podem avançar o tempo no marcador do jogador que a realizou. Sempre que o marcador de tempo do jogador dá uma volta completa ele é obrigado a descartar um trabalhador da geração mais antiga que possui, colocando-o no espaço do livro de registro correspondente à ação que este trabalhador realizava (mercado, mosteiro, câmara do conselho, etc) concedendo pontos de vitória ao jogador no final do turno. Entretanto, quando os espaços daquele tipo no livro de registro já estão lotados, o trabalhador irá para a vala comum, não concedendo nenhum ponto.

Quando todos os espaços do livro de registro ou da vala comum são ocupados o jogo acaba. O jogador que obteve o maior número de pontos de vitória depois da contagem final, vence a partida.