Horse Fever

 
 
 
2-6
 
14+
 
90 min
 
Designer: Lorenzo Silva, Lorenzo Tucci Sorrentino
Mecânicas: Apostas, Leilão

L

ançado em 2009 pela editora italiana Cranio Creations, Horse Fever é um premiado e bem humorado jogo de apostas em cavalos. Sua segunda edição, incluindo meeples de cavalos e novas regras, foi um dos primeiros lançamentos da Galápagos Jogos, em 2011.

Em Horse Fever, os jogadores assumem o papel de ricos apostadores em um cenário baseado em uma paródia dos romances da década de 30. Durante a partida, eles farão o necessário para garantir um resultado benéfico da corrida, sabotando cavalos dos oponentes, contratando assistentes inescrupulosos, comprando cavalos e estábulos e até mesmo fazendo empréstimos com a máfia.

No início da partida do modo família, os jogadores recebem uma carta de personagem com a indicação de sua quantidade inicial de Danaris (dinheiro) e 0 estábulo do qual é o proprietário. Cada rodada de jogo é dividida em 4 fases, sendo a primeira a Fase de Distribuição, que consiste apenas na entrega de duas cartas de ação para cada jogador. Estas cartas serão usadas para manipular a corrida durante a próxima fase. A Fase de Apostas é dividida em turnos intercalados nos quais todos os jogadores apostarão duas vezes nos cavalos disponíveis e posicionarão suas cartas de ação viradas para baixo sobre os espaços iniciais da pista de corrida. As cartas de ação podem possuir efeitos benéficos ou nocivos que irão afetar os cavalos, sendo parte essencial no resultado final da corrida.  Os tipos de aposta disponíveis são para a vitória ou para o pódio, apostas de níveis de risco diferentes com resultados proporcionais em caso de sucesso.

A Fase de Corrida é onde a emoção acontece, com as cartas sendo reveladas e os cavalos disputando para ser o vencedor. A corrida propriamente dita, funciona com um misto de cartas de movimento sendo reveladas e rolagens de dados de sprint (determinando quais cavalos fizeram um esforço extra naquele round) até que todos cruzem a linha de chegada. Nesse momento, os pagamentos são feitos, pontos de vitória são recebidos e as cotações dos estábulos são atualizadas para a próxima corrida. A última fase é a Fase de Final do Turno, na qual ocorre a manutenção necessária para que tudo se inicie novamente.

Após um número de turnos definido pelo número de jogadores, Horse Fever chega ao fim e aquele com o maior número de pontos de vitória é o vencedor.

O modo avançado introduz a compra de cartas de ação, assistentes, estábulos, objetivos e cavalos, assim como empréstimos e dois leilões opcionais, voltada para jogadores mais experientes que queiram um jogo mais econômico e estratégico.