King of Tokyo

 
 
 
2-6
 
8+
 
30 min
 
Designer: Richard Garfield
Mecânicas: Rolagem de Dados, Eliminação de Jogadores
King of Tokyo é um jogo de Richard Garfield, um dos mais bem sucedidos designers do ramo, mais conhecido por ser o criador do jogo Magic: The Gathering. Lançado em 2011 pela IELLO, King of Tokyo é um jogo de dados nos moldes do Yathzee, no qual os jogadores assumem a forma de monstros gigantes lutando para se tornar o mais poderoso, rei da cidade de Tóquio. O jogo foi lançado em 2014 pela Galápagos e já conta com duas expansões: Power Up! (lançada em 2014) e Halloween (lançada em 2015).

No começo da partida os jogadores escolhem seu monstro e recebem o contador de vida e fama correspondente. A cada rodada, o jogador da vez rola 6 dados, separa os dados que mostrem resultados que deseje e rola novamente os demais por até duas vezes, mantendo todos os dados nessa ultima rolagem. Os dados em King of Tokyo são customizados, mostrando números de 1 a 3 e contendo três símbolos especiais: soco, coração e energia. Os números representam pontos de fama, obtidos apenas se o jogador fizer uma trinca. Neste caso, ele recebe pontos de fama igual ao número obtido na trinca e mais um para cada número adicional (ex: trinta de 1 = 1 PF; quadra de 2 = 3 PFs). Cada soco representa um ataque aos jogadores que se encontrem em outra área (eliminando-os caso suas vidas sejam reduzidas a zero), enquanto os corações são utilizados para recuperar vidas perdidas em ataques anteriores e a energia como recurso para compra de cartas de melhoria. Outra forma de se ganhar pontos de fama é entrando e se mantendo em Tóquio, porém uma vez lá dentro você se torna o alvo de todos os monstros nos arredores da cidade e não pode parar para se curar.

Seu objetivo no jogo é ser o primeiro jogador com 20 pontos de fama ou ser o único monstro sobrevivente, eliminando todos os outros jogadores.