O Senhor dos Anéis: O Confronto

 
 
 
2
 
12+
 
30 min
 
Designer: Reiner Knizia, Eric M. Lang, Christian T. Petersen
Mecânicas: Ação Simultânea
Desenvolvido pelo famoso e altamente producente designer Reiner Knizia, O Senhor dos Anéis: O Confronto é um jogo assimétrico de estratégia para dois jogadores nos moldes de Stratego (ou Combate, no Brasil), com temática de Senhor dos Anéis. Em 2016, foi trazido ao Brasil pela Galápagos.

Em O Senhor dos Anéis: O Confronto, cada jogador assume um dos lados da batalha na Terra Média, a Sociedade do Anel ou as Tropas de Sauron, cada qual com personagens diferentes de diversas habilidades. No início da partida, estes personagens são posicionados sobre o tabuleiro, de costas para o adversário, seguindo os limites das regiões e durante o turno de um jogador, ele deve escolher um deles e movê-lo em direção ao lado oposto. Quando dois ou mais personagens inimigos se encontram, tem início a batalha. Os jogadores revelam os seus personagens, ativam suas habilidades e caso a vitória não seja automática, posicionam uma carta virada para baixo sobre a mesa. As cartas podem ser numeradas, adicionando este valor a força de combate do personagem, ou com efeitos especiais descritos em seu texto. No fim do combate, as cartas são descartadas, assim como o personagem derrotado.

imgl9552

A Sociedade do Anel vence assim que Frodo chegar em Mordor, enquanto Sauron pode vencer derrotando Frodo ou levando três de seus personagens até o Condado. O jogo traz uma variante que modifica os critérios de vitória e habilidades dos personagens.