O Último Grande Campeão

 
 
 
3-6
 
14+
 
45 min
 
Designer: Renato Sasdelli
Mecânicas: Gestão de Mão, Seleção de Cartas, Rolagem de Dados
O Último Grande Campeão é um jogo de dados nacional criado por Renato Silva Sasdelli em que os jogadores assumem o papel de lutadores de MMA disputando pelo cinturão de campeão. O jogo foi uma das primeiras publicações da Galápagos Jogos, lançado em 2011.

Em UGC cada jogador recebe uma carta de lutador e 2 cartas de jogo. Seu objetivo é obter pontos de vitória vencendo lutas e mantendo-se como campeão até que o jogo termine. No turno de um jogador ele poderá realizar 2 das 4 ações disponíveis, sem repetí-las: desafiar o campeão, treinar sua modalidade, descansar (remover 1 ficha de lesão) e comprar uma carta de jogo. Caso o jogador esteja com a posse do cinturão, entretanto, ele só realizará 1 a ação e receberá 1 ponto de vitória

Quando um jogador desafia o campeão ele inicia uma luta. Cada jogador, começando pelo desafiante, rola dados de luta e pode re-rolar até 3 vezes quantos dados quiser. Assim que as re-rolagens acabarem ou o jogador decidir parar, ele soma o número de símbolos de habilidade (somente os que forem iguais aos da sua carta de personagem) mostrados nos dados aos símbolos de habilidade do personagem. Este total será o dano causado pelo personagem. Quando ambos os jogadores tiverem rolado seus dados eles comparam seus resultados e o jogador que causou a maior quantidade de dano será considerado o vencedor da luta. ele recebe 2 pontos de vitória e o perdedor recebe apenas 1. Após o combate, cada jogador rolará 2 dados de lesão referentes a quantas vezes eles rolaram os dados de luta, recebendo 1 ficha de lesão para cada símbolo “pow!” ou “bam!” mostrado em sua rolagem. A cada 2 fichas de lesão, o jogador rolará 1 dado a menos quando participar de uma luta.

O jogador poderá também optar por treinar em seu turno: ele anuncia qual habilidade irá treinar e rola 4 dados de luta. Caso ele role pelo menos um símbolo da habilidade anunciada, ele recebe 1 ficha de habilidade extra para o seu personagem. Além das ações do turno, um jogador pode também jogar cartas de jogo como ações livres, realizando efeitos diversos.

Quando um jogador atinge 8 pontos de vitória (10 quando houverem 5-6 jogadores) e tiver a posse do cinturão, ele será o vencedor da partida.