Potion Explosion

 
 
 
2-4
 
8+
 
30-60 min
 
Designer: Stefano Castelli, Andrea Crespi, Lorenzo Silva
Mecânicas: Reconhecimento de Padrões, Coleção de Componentesm, Toma essa

O

riginalmente lançado pela Horrible Games, Potion Explosion é um family game com grande atrativo visual trazido ao Brasil pela Galápagos Jogos em 2016. É chegada a temporada de  provas finais do último ano de vocês na Academia de Feitiços Horribilorum para Bruxos Brilhantes, e vocês devem se esforçar ao máximo para fazer o maior número de explosões e poções para passar, e talvez até conseguirem o Prêmio de Aluno do Ano!

Após todos os jogadores estarem com as poções em suas áreas de preparo, aquele que fez um drink mais recentemente começará a partida retirando um ingrediente à sua escolha do dispensador. É importante prestar atenção no movimento dos outros ingredientes, pois assim que duas ou mais bolinhas da mesma cor colidem ocorre uma explosão. Todo ingrediente parte de uma explosão é recolhido pelo jogador e várias explosões em cadeia podem acontecer. Em seguida, os ingredientes recebidos são distribuídos nas poções de acordo com sua cor. Caso sobre algum ingrediente na mão do mago aprendiz, ele pode guardá-los na retorta (sua reserva) até o máximo de três.

Ao completar uma poção, além de receber os pontos de vitória para o final de jogo, você também poderá bebê-la, ativando uma habilidade única para cada tipo de poção, como permitir que você pegue um ingrediente extra a sua escolha do dispensador, ou distribuir ingredientes da sua reserva em quaisquer poções incompletas, independente da cor. Existe ainda a possibilidade de pedir ajuda ao professor, garantindo um ingrediente extra ao custo de dois pontos de vitória.

A cada terceira poção do mesmo tipo, ou quinta poção de tipos diferentes finalizada, o jogador recebe uma Ficha de Competência. Quando todas as fichas forem distribuídas, há uma rodada extra, para que todos tenham um mesmo número de jogadas, e então é contado os pontos. O jogador com a maior quantidade de pontos, é o vencedor.