Tokaido

 
 
 
2-5
 
8+
 
45 min
 
Designer: Antoine Bauza
Mecânicas: Movimento Ponto a Ponto, Coleção de Componentes, Linha do Tempo, Poderes Distintos

C

riado pelo mesmo designer de sucessos como 7 Wonders e Takenoko, o premiado Antoine Bauza se inspira novamente no oriente, ao criar Tokaido. Publicado em 2012 pela Fun Forge, chegou ao Brasil em 2016, pela Galápagos.

Os jogadores viajarão pela famosa Tokaido, uma estrada que ligava Edo à então capital do Japão, Kyoto, e conhecer o máximo possível da gastronomia dessa rota. Durante a partida os participantes irão descobrir belas paisagens, pessoas intrigantes, templos antigos e poderão levar para casa alguns souvenirs dessa viagem.

Durante o turno, um jogador pode mover seu viajante quantos espaços desejar, com a única restrição sendo a Estalagem, onde todos devem parar e esperar os oponentes. É importante, porém, calcular bem seus movimentos, pois em Tokaido,  o viajante que estiver mais atrás será sempre o primeiro a realizar seu turno.

Existem sete tipos de casas diferente, incluindo a Estalagem, parada obrigatória onde os jogadores irão relaxar e desfrutar um prato único da gastronomia local.  Algumas casas te darão pontos de vitória, como as Fontes Termais, ou o Templo. Encontros te garantem bônus aleatórios, enquanto as fazendas geram moedas para ajudar no seu percurso. Cartas adquiridas através da Vila, ou do Panorama, te darão pontos baseados em quantas cartas daquele determinado tipo você conseguiu acumular até o fim do jogo.

Após todos os jogadores chegarem na última Estalagem em Kyoto e fazerem suas compras, é feita a contagem de pontos. Pontos são conferidos para cada conjunto de cartas, influência em doações ao templo e moedas que tenham sobrado. O jogador com a maior quantidade de pontos, é o vencedor.