Loot

 
 
 
2-8
 
10+
 
20 min
 
Designer: Reiner Knizia
Mecânicas: Controle de Área ou Influência em Área e Administração de cartas
Loot é um card game do renomado designer Reiner Knizia em que os jogadores são piratas tentando completar as viagens de seus navios mercantes ao mesmo tempo que tentam saquear os navios dos outros jogadores. Lançado originalmente em 1992 na Alemanha, sua versão brasileira chegou em 2016 pela Geeks N’ Orcs.

Seu objetivo em Loot é ser o jogador com a maior quantidade de moedas de ouro ao final da partida e, para isso, eles deverão coletar cartas de navios mercantes. Na preparação, embaralham-se as cartas, são distribuídas 6 a cada jogador e o restante será utilizado como baralho de compras, mantido no centro da mesa.

Em seu turno, o jogador da vez tem três opções: comprar uma carta da pilha central, jogar um navio mercante à sua frente ou jogar uma carta de navio pirata sobre um navio mercante para tentar dominá-lo. Há 4 cores de piratas no jogo: azul, vermelho, verde e vermelho. Ao tentar dominar um navio mercante, um jogador poderá jogar cartas de pirata de qualquer cor que ainda não tenha sido utilizada sobre aquela disputa. Dessa forma, quando um jogador inicia um conjunto de piratas de uma cor sobre um navio mercante, aquela cor será apenas sua e ele poderá acrescentar mais navios da mesma cor em rodadas futuras. No início do turno de cada jogador deve-se comparar as forças de pirata jogadas sobre  os navios mercantes que estão a sua frente: caso não haja nenhum navio pirata sobre aquela carta, sua viagem de comércio foi bem sucedida e ele adquire aquela carta. Caso, entretanto, haja um ou mais piratas sobre uma de suas cartas mercantes, deve-se comparar a força total de cada jogador e, então, entregar aquele navio mercante para o jogador com a maior força. No caso de empate, o navio permanece em jogo e os jogadores poderão aumentar suas forças naquela disputa em turnos futuros.

Além das cartas básicas de navios piratas e mercantes, há também 4 cartas de capitães e 1 carta de almirante: estar cartas especiais são mais poderosas e podem ser usadas para garantir mais facilmente sua vitória sobre as disputas de navios mercantes. Para utilizar um capitão, o jogador deverá joga-lo sobre um navio pirata da mesma cor jogada anteriormente por ele em alguma disputa da mesa. O capitão vence a disputa independente do número de forças dos outros jogadores. O almirante, por sua vez, pode ser jogado para defender um navio mercante jogado por você que esteja sendo atacado por algum navio pirata dos demais participantes. O dono do almirante vencerá aquela disputa a menos que algum jogador jogue um capitão na próxima rodada.

Quando a pilha de compras central for esgotada e um dos participantes esvaziar todas as cartas de sua mão, a partida termina e o jogador com o maior número de moedas, somando o total indicado em suas cartas de navios mercantes, vence o jogo.