Piratas! 2ª Edição

Piratas! 2ª Edição é a nova versão do card game filler nacional sobre piratas. Nele, os jogadores assumem o papel de piratas explorando os 7 mares em busca de tesouros, tentando se tornar o pirata mais rico de todos. Lançado originalmente em 2015 pela Geeks N’ Orcs, esta nsegunda edição lançada em 2017 possui design gráfico mais intuitivo e regras revisadas, além de incluir a expansão Navegar é Preciso, incluindo 17 novas cartas.

Em Piratas! o objetivo do jogo é conseguir iniciar seu turno com 5 tesouros em sua mão de cartas antes dos demais. Na preparação, embaralha-se o monte de cartas e são distribuídas uma mão de cartas (entre 5 a 7, dependendo do número de jogadores) para cada participante, formando um baralho central de compras com o restante. Há basicamente duas formas de conseguir tesouros: ou comprando novas cartas do monte central ou roubando da mão de outros jogadores através de duelos.

No turno de um jogador ele deverá realizar 2 ações, dentre as seguintes: comprar uma carta, jogar uma carta e/ou declarar um duelo, podendo realizar a mesma ação duas vezes ou duas ações diferentes. Além das cartas de tesouro, existem 3 tipos de cartas em Piratas! 2ª Edição: tripulação, efeito e canhões. As cartas de efeito são jogadas durante a ação “jogar cartas”, elas realizam efeitos diversos como descartar cartas de adversários, como a Luneta, ou olhar 4 cartas do monte e escolher uma para por na sua mão, como faz o Mapa do Tesouro. Estas cartas realizam seu efeito e são imediatamente colocadas no descarte. Caso a carta jogada seja uma carta de tripulação, ela permanece em jogo e irá conferir efeitos permanentes até que sejam descartados. Cada jogador, entretanto, só pode ter até 2 cartas de tripulação em jogo ao mesmo tempo. Ao realizar a ação “declarar um duelo”, o jogador que declarou o duelo será o atacante: ele escolhe quais dos jogadores irá atacar e coloca uma carta de canhão (ou duas, caso deseje usar suas duas ações do turno para o duelo) virada para baixo a sua frente. Em seguida, o jogador que está sendo atacado pode colocar até duas cartas de canhão viradas para baixo a sua frente, de maneira semelhante. Quando ambos tiverem escolhido, eles revelam suas cartas e comparam seu total tiros: eles somam quantos tiros são fornecidos pelos seus canhões e adicionam a eles os bônus dos seus piratas. O jogador que obtiver o maior número de tiros é o vencedor do duelo e deve olhar a mão do adversário para pegar qualquer carta que desejar e colocar em sua própria mão. Após resolvido o duelo, ambos os jogadores descartam os canhões usados e o jogador perdedor descarta seus piratas.

Assim como os canhões, as cartas de tesouro possuem valores diferentes entre si: um canhão pode disparar de 1 a 3 tiros enquanto cartas de tesouro pode conceder 1 ou 2 tesouros. Após realizar suas duas ações do turno,  o jogador da vez deve descartar cartas de sua mão até que tenha no máximo 7 cartas e passar a vez ao jogador que se encontra a sua esquerda. Caso os jogadores desejem, esta versão de Piratas! pode ser jogada com a expansão Navegar é Preciso, que inclui um novo tipo de carta: Embarcação. As embarcações permanecem em jogo como a tripulação e concedem bônus de forma semelhante, mas não são descartadas ao fim de um duelo. Elas, ao invés de serem descartadas, tem sua vida reduzida e quando chegam a zero são, finalmente, descartadas. Além das embarcações, esta expansão traz também dois novos tipo de tripulantes: pirata amaldiçoado e pirata fantasma. Estas cartas podem ser utilizadas para ocupar um espaço de tripulação de um adversário, além de poder lhe causar uma penalidade no total de tiros.

Se, no começo do turno de um jogador, antes de realizar qualquer ação, ele possuir um total de 5 tesouros em sua mão, ele revela estas cartas e é declarado o vencedor da partida.