Catan

 
 
 
3-4
 
10+
 
90 min
 
Designer: Klaus Teuber
Mecânicas: Negociação, Rolagem de Dados
Catan, originalmente lançado como Settlers of Catan (Colonizadores de Catan) em 1995 é o principal responsável pela revolução alemã que trouxe uma nova forma de desenvolvimento de jogos, hoje conhecidos como euro games.No seu ano de lançamento ganhou dois dos maiores prêmios existentes, o Spiel des Jahrers e o Deutscher SpielePreis, tendo logo em seguida invadido os Estados Unidos e levando o Origins Award de 1996.Em 2011, foi trazido ao Brasil pela Grow como “Colonizadores de Catan“, porém pouco depois mudando seu nome para “Catan – o jogo” na versão revisada de 2015. 

Catan é um jogo de gerenciamento de recursos e negociação, no qual os jogadores assumem o papel de colonizadores disputando em prol de se tornar a força dominante na ilha. O tabuleiro modular, formado aleatoriamente por 17 hexágonos, é o cenário aonde os jogadores irão adquirir recursos variados (tijolos, ovelhas, minério, trigo e madeira), trocá-los nos portos ou entre si e utiliza-los na construção de estradas, aldeias, cidades e pesquisas de desenvolvimento. Durante cada turno, uma rolagem de dados decidirá quais regiões irão produzir recursos e todos os jogadores terão a chance de adquiri-los, dependendo apenas da posição de suas construções. Caso um 7 seja rolado, o ladrão é ativado e todos os jogadores com mais de 7 cartas na mão terão uma surpresa desagradável. Por último, o jogador ativo desloca o ladrão para um hexágono a sua escolha e rouba um recurso de qualquer jogador que tenha uma aldeia e/ou cidade adjacente.

O jogo termina quando o primeiro jogador prova sua dominância da ilha atingindo 10 pontos de vitória.