Istanbul

 
 
 
2-5
 
10+
 
50 min
 
Designer: Rüdiger Dorn
Mecânicas: Pegar e Entregar, Rolagem de Dados
Istanbul é um jogo alemão, criado por Rüdiger Dorn e vencedor do Kennerspiel de 2014. Neste conceituado euro, cada jogador controla um mercador nas ruas do bazar em Istanbul, tentando adquirir rubis para se tornar o mais rico da região. Sua primeira edição nacional foi em 2016 pela Grow.

Em Istanbul seu objetivo é conseguir adquirir rubis antes dos seus adversários. Na preparação, as 16 cartelas de locais são dispostas no centro da mesa em um arranjo 4×4, os rubis e as peças da mesquita são posicionadas em suas devidas cartelas e se sorteia a posição inicial das peças do governador e do contrabandista. Cada jogador recebe uma cartela que representa seu carrinho de mão, 4 cubos de madeira para marcar suas mercadorias, uma carta bônus e um número de liras (moedas) relativo à ordem de jogo. Por fim, suas peças de assistentes são empilhadas na cartela da fonte, com o mercador no topo da pilha.

Em seu turno, um jogador deve mover sua pilha de assistentes e o mercador até uma cartela à sua escolha que esteja no máximo a dois espaços de distância e lá deixar um assistente, diminuindo a pilha inicial. Caso esta nova cartela já possua um assistente deixado anteriormente, ele é incorporado novamente a pilha ao invés de se deixar um para trás. Em seguida, o jogador pode realizar a ação especial da cartela em que se encontra, caso deseje.
As ações dos locais podem ter diversos efeitos dentro do jogo, como adquirir recursos, vender recursos, melhorar seu carrinho de mão, adquirir cartas bônus, peças de mesquita que lhe concedem poderes especiais, ou mesmo rubis.

É importante prestar atenção quando movendo sua pilha, pois se no espaço de destino já existirem mercadores de outros jogadores, o jogador da vez deverá pagar uma quantia de 2 liras a cada um deles. Personagens também podem ser encontrados desta forma, dando alguma vantagem ao jogador. O governador lhe concede uma nova carta de bônus pelo valor de 2 liras, o contrabandista troca uma mercadoria à sua escolha por uma de outro tipo ou por 2 liras e membros da família dos outros jogadores podem ser enviados ao posto policia, garantindo uma carta de bônus ou 3 liras como recompensa.

Assim que um jogador conseguir 5 rubis (6 num jogo para dois jogadores) é ativado o fim do jogo. A rodada atual segue até o fim e vence o jogador com o maior número de rubis em seu carrinho.