Thief’s Market

 
 
 
3-5
 
10+
 
40 min
 
Designer: Dave Chalker
Mecânicas: Draft de Cartas, Rolagem de Dados
Thief’s Market é um jogo lançado por financiamento coletivo no Kickstarter pela Tasty Minstrel Games em 2016. Neste mesmo ano a editora Kronos Games trouxe o jogo para o Brasil. Em Thief’s Market os jogadores assumem o papel de ladrões disputando para serem o Rei dos Gatunos, para isso eles devem repartir pilhagens, contratar capangas e acumular objetos valiosos.

O objetivo em Thief’s Market é ser o jogador com o maior número de pontos de infâmia ao final da partida, somando seus lauréis de infâmia aos pontos concedidos pelas cartas de mercado adquiridas ao longo do jogo. Na preparação separam-se as cartas de mercado com os versos idêntico (“A”, “B” e “C”)  em 3 pilhas e revelam-se as 5 primeiras cartas da pilha A. Cada jogador, então, recebe 1 moeda e uma cartela de referência.

Cada rodada se divide em duas fases: Pilhagem e Compra. Na fase de Pilhagem o jogador inicial rola todos os dados de pilhagem no centro da mesa e coloca o marcador de jogador inicial próximo aos dados. Após feito isso, o jogador inicial pega para si quantos objetos dentre dados e o marcador de jogador inicial ele desejar, sem alterar a face dos dados. Os jogadores seguintes, então, tem duas opções: pegar um número qualquer de objetos restantes do centro da mesa ou roubar os objetos de um jogador, devolvendo pelo menos um deles ao centro da mesa. Este processo se repete até que todos os jogadores tenham uma pilha de objetos à sua frente, terminando a fase de Pilhagem.

Na fase de compras, começando pelo jogador que estiver com o marcador de primeiro jogador, os jogadores utilizam os símbolos dos dados que coletaram na pilhagem para comprar uma das cartas do centro da mesa. Nesta fase eles poderão utilizar habilidades especiais de cartas de mercado obtidas em rodadas anteriores para manipular os dados obtidos, gastar moedas como curingas, substituindo um símbolo de uma carta que desejem adquirir, além de obter lauréis de infâmia e moedas extras. Ao final da Fase de Compra os jogadores devolvem os dados ao centro da mesa e recebem lauréis e moedas para cada dado que coletaram com a face correspondente (máscara púrpura e saco de ouro). Feito isso, repõem-se as cartas de mercado para que existam 5 cartas viradas para cima no centro da mesa e uma nova rodada começa.

Quando não houver cartas suficientes para repor o mercado a partida termina. O jogador com o maior número de moedas ganha 3 pontos, assim como o jogador que obteve o maior número de cartas do tipo capanga. Após isso, os jogadores contam seus pontos de infâmia e aquele que obteve a maior somatória vence o jogo.