Quissama: O Império dos Capoeiras

 
 
 
2-5
 
10+
 
50 min
 
Designer: Ricardo Spinelli
Mecânicas: Controle de Área ou Influência em Área, Administração de cartas, Coleção de Componentes, Alocação de Trabalhadores
Quissama: O Império dos Capoeiras é um design nacional criado por Ricardo Spinelli lançado via financiamento coletivo no Catarse em 2015. Este jogo euro se destaca pelo seu tema que mistura história e literatura brasileira, além de apresentar condições de vitórias incomuns para o estilo.

Em Quisssama: O Império dos Capoeiras seu objetivo é controlar uma carta de personagem e realizar sua condição de vitória, para isso, os jogadores devem manipular o tabuleiro através de suas ações, usando as cartas de sua mão. Na preparação, colocam-se as 8 cartas personagens próximo ao tabuleiro com a face voltada para cima, 3 cartas aleatórias na área do Mercado coma face voltada para cima, deixando o restante num monte com a face voltada para baixo no centro da mesa. além disso, colocam-se também 2 meeples de capoeiras em cada uma das 4 praças e o restante na área de Senzala. Em seguida, cada jogador recebe 5 cartas do baralho central. Após olhar suas cartas, cada jogador escolhe um dos dez comércios do tabuleiro e coloca um meeple da sua cor e coloca naquele espaço.

No turno de um jogador ele usa as cartas de sua mão para tentar ganhar o controle sobre um personagem, ganhando os benefícios de seus poderes especiais e tentando manipular o tabuleiro para tentar realizar seu objetivo. Por exemplo: para completar o objetivo da princesa, o jogador que a controla deve encher 3 espaços de praça com meeples de capoeiras e sua habilidade especial permite que a ação de libertar (colocar meeples de capoeiras nas praças) custe uma carta a menos. Os jogadores, dessa forma, realizam ações tentando deixar o tabuleiro favorável para o seu personagem mas também tendo o cuidado para que outro jogador não tome o controle dele.

Quando um jogador controla pelo menos uma carta de personagem e realiza o objetivo descrito em uma delas, ele será considerado o vencedor da partida.