Patchwork

 
 
 
2
 
8+
 
15-30 min
 
Designer: Uwe Rosenberg
Mecânicas: Seleção de Peças, Colocação de Cartelas, Linha do tempo

D

esenvolvido pelo renomado Uwe Rosenberg, designer de jogos como Agricola e Le Havre, Patchwork foi publicado em 2014 pela Mayfair Games, e chegou às nossas mesas em 2016, pela editora Ludofy Creative.

Em Patchwork, os jogadores assumem o papel de artesãos competindo para escolher as melhores peças de tecido para sua colcha de retalhos. Durante a preparação, os participantes recebem um tabuleiro de colcha, um marcador de tempo e cinco botões (que servirão como moeda e critério de pontuação do jogo). O tabuleiro de tempo será colocado no centro da mesa, com os marcadores dos jogadores no espaço inicial e os retalhos especiais nos seus respectivos espaços. Os retalhos são espalhados aleatoriamente ao redor do tabuleiro em um formato circular, com o marcador neutro logo após o menor retalho (1×2). Os botões restantes e a cartela especial são dispostos ao lado do tabuleiro central.

No decorrer do jogo, o artesão que estiver mais para trás no tabuleiro de tempo será sempre o jogador a realizar seu turno, podendo inclusive ocorrer de alguém jogar diversos turnos em seguida.  Em seu turno, um jogador pode escolher entre duas ações: avançar até o espaço de tempo imediatamente à frente do seu oponente, recebendo um botão por espaço de tempo deslocado ou então pegar um retalho dos três primeiros após o marcador neutro e colocá-lo em seu tabuleiro. Ao fazê-lo, o jogador deverá pagar o preço em botões e andar no tabuleiro a quantidade de espaços descritos na peça. O marcador neutro é então posicionado no espaço em que a peça de retalho foi retirada.

Alguns espaços do tabuleiro de tempo possuem marcações especias, garantindo vantagens para os jogadores que passarem por eles. O primeiro jogador a passar por cada espaço de Retalho Especial receberá um retalho de 1×1, essencial para preencher espaços difíceis em sua colcha, enquanto todos os jogadores ao passarem pelo espaço de Renda de Botões receberão uma quantidade de botões equivalente a soma dos botões impressos em suas peças de retalhos. O primeiro artesão que preencher um espaço quadrado de 7×7 em sua colcha receberá a cartela especial, com o valor de 7 pontos extras.

O jogo termina assim que os dois participantes chegarem ao último espaço de tabuleiro de tempo. Os jogadores recebem um ponto para cada botão atualmente em sua posse e perdem dois pontos para cada espaço vazio em seu tabuleiro de colcha. O jogador com mais pontos é o vencedor.