Postcard Cthulhu

 
 
 
1-6
 
10+
 
20 min
 
Designer: Joseph Limbaugh
Mecânicas: Cooperativo, Alocação de Trabalhadores

P

ublicado gratuitamente pela internet em 2014 pela Modest Game, Postcard Cthulhu é um microjogo no universo de HP Lovecraft, que chegou ao Brasil pela Mandala Jogos em 2016.

Trabalhando em equipe como pesquisadores tentando adiar o longo sono de Cthulhu, a sua sorte e decisões estratégicas são testadas, levando a vitória ou derrota.

Na preparação da partida, todos recebem um determinado número de moedas dependendo da dificuldade escolhida. Estas moedas devem ser lançadas no inicio do jogo, para que cada jogador defina a quantidade de “caras” e “coroas” ao seu dispor. No início de seu turno, um jogador pode jogar novamente quantas moedas quiser e em seguida pega  uma extra da pilha com a face “coroa” para cima.

O tabuleiro é dividido em várias áreas de ação que são ativadas ao se colocar uma de suas moedas, porém para tal você precisa possuir a combinação de caras e coroas indicada naquele espaço. As ações disponíveis vão desde o recebimento de mais moedas até a movimentação de moedas de um espaço de ação para outro. Alguns espaços no tabuleiro contam com outro conjunto de combinações para as ações de Cthulhu que acontecem no final de cada turno. Ao terminar sua ação, um jogador deve lançar três moedas. Caso já existam moedas no espaço com a combinação indicada, uma será retirada e posta na contagem de Yog-Sothoth, ou de Nyarlathotep, dependendo de sua face, mas caso não haja nenhuma moeda algum evento negativo ocorrerá.

Caso os pesquisadores consigam por três moedas em ambas R’lyeh e em na Terra dos Sonhos, eles conseguem adiar o fim do mundo por mais alguns anos. Caso a contagem de moedas Yog-Sothoth ou Nyarlathotep chegue a nove, ou não haja mais espaço em Carcosa, Cthulhu acordará e trará insanidade ao mundo.