The Cook-off

 
 
 
4-6
 
14+
 
40 min
 
Designer: Luis Francisco
Mecânicas: Ação Simultânea
Lançado na Alemanha pela Hans Im Glück, Carcassonne foi o ganhador de 2001 do Spiel des Jahres, a maior premiação de jogos de tabuleiro da atualidade.
Responsável pela forma tradicional dos meeples e sua disseminação em centenas de jogos, possui mais de dez milhões de cópias vendidas em dezenas línguas diferentes.
Em 2011, foi trazido ao Brasil pela Grow como “Domínio de Carcassonne“, mas logo retornou a seu título original. Sua mais recente edição nacional foi em 2015 pela Devir.

Em Carcassonne, os jogadores assumem o papel de fundadores, disputando enquanto constroem e fortificam terras em um cenário baseado na comuna francesa de mesmo nome.
O tabuleiro é construído coletivamente, com cada jogador contribuindo com uma cartela por turno. Cada cartela possui uma combinação de diferentes áreas (cidades, estradas, campos e monastérios) sobre as quais os jogadores podem alocar seus seguidores. Estes meeples, quando no tabuleiro, se transformam em ladrões, cavaleiros, fazendeiros e monges; gerando pontos ao jogador de diversas formas, geralmente quando a construção da área em que se encontra é finalizada.

Após todas as cartelas serem colocadas sobre a mesa, os jogadores fazem a contagem final e aquele com mais pontos é o vencedor.