Clans of Caledonia

 
 
 
1-4
 
12+
 
120 min
 
Designer: Klemens Franz
Mecânicas: Construção de Rotas, Controle/Influência de Área, Especulação Financeira, Poderes Distintos, Tabuleiro Modular
Clans of Caledonia é um euro no qual os jogadores assumem o papel de diferentes clãs escoceses, desenvolvendo o comércio e a exportação do país no século XIX. O jogo foi trazido ao Brasil em 2017, seu ano de lançamento, pela MeepleBR Jogos.

Em Clans of Caledonia seu objetivo é completar contratos de exportação e expandir seu povoado, buscando se tornar o clã mais bem sucedido durante a industrialização da Escócia. Utilizando-se de seus recursos iniciais, os jogadores devem construir novas fábricas, aumentar suas criações de animais e enviar trabalhadores em busca de matéria prima. Mercadores são utilizados para a compra e venda direta de produtos, influenciando assim seu preço de mercado. Produtos coletados são utilizados no cumprimento de contratos de exportação, concedendo bônus diversos, incluindo ações extras e produtos importados.

Cada clã possui sua própria habilidade especial, como por exemplo poder guardar um contrato adicional ou criar manteiga através de leite produzido naquela rodada. Estas habilidades fortalecem os diferentes caminhos para a vitória e a assimetria nas estratégias dos jogadores.

Assim que for contabilizado o último tile de pontuação, o jogo chega ao fim e pontos são distribuídos pela glória, produtos básicos e processados, dinheiro e lúpulo na posse de cada jogador. Aquele com mais pontos é declarado o vencedor.