Labirinto – A Magia do Tempo

 
 
 
1-5
 
6+
 
60-120 min
 
Designer: Alessio Calvatore
Mecânicas: Movimento em Área, Rolar e Mover, Poderes Distintos
Labirinto – A Magia do Tempo é um jogo de tabuleiro que transporta os jogadores para a aventura cinematográfica de Jim Henson. Lançado originalmente pela River Horse em 2016, chegou no ano seguinte ao Brasil, pela Meeple BR.

Cada jogador assume o papel de um dos personagens icônicos do filme, com atributos, habilidades e fraquezas (opcional) diferentes. Os atributos em sua ficha de personagem são representados por dados de diferentes formatos, desde o fraco d4 até o excepcional d20, e são rolados em testes para vencer desafios ou quando os personagens se movimentam pelo tabuleiro. Fichas de Força de vontade representam a moral dos personagens e podem ser utilizadas para aumentar sua probabilidade de vencer um desafio.

Durante o turno de um jogador, ele deve decidir se irá descansar (rolar um dado na tentativa de recuperar força de vontade) ou se mover, rolando um dado à escolha (desde que não ultrapasse seu valor de velocidade) e movendo seu personagem um número de espaços igual ao resultado do mesmo. Quando um personagem chega a uma área, ele deve lidar com o desafio da carta que se encontre ali. Caso a área esteja vazia, uma carta é retirada do baralho do labirinto e revelada sobre o espaço. As áreas especiais masmorra e brejo fedorento não recebem cartas, porém possuem efeitos próprios. Uma das mecânicas próprias de Labirinto é a possibilidade de se mover em grupo, usando o atributo de velocidade do personagem mais lento que esteja no mesmo espaço que o seu e, portanto, enfrentar desafios mais difíceis com a ajuda de outros jogadores. Altamente temático, o jogo é repleto de referências e citações que beneficiam os fãs e conhecedores do filme em que é baseado.

Quando a carta “Entrada para a Cidade dos Duendes” é revelada, os jogadores devem adentrar a cidade, passar pelos quatro grupos de guardas que a protegem e então aquele que controla Sarah deve adentrar o Castelo do Rei dos Duendes e derrotar Jareth recitando o feitiço de cor e vencendo o jogo por todos os participantes. Caso os ponteiros do relógio atinjam a sua posição inicial (ao fim da 13ª rodada) o jogo se encerra com a derrota do grupo.