Orléans

 
 
 
2-4
 
12+
 
90 min
 
Designer: Reiner Stockhausen
Mecânicas: Alocação de Trabalhadores, Movimento Ponto a Ponto, Construção de Baralho/Pilha
Orléans é um jogo de pool ou bag building, no qual os jogadores devem recrutar fazendeiros, cavaleiros e monges para atingir a supremacia por meio das trocas, construções e desenvolvimentos tecnológicos na região rural da França Medieval . Lançado inicialmente pela TMG em 2014, teve sua versão brasileira pela Meeple BR em 2017.

Uma partida de Orléans dura dezoito rodadas, nos quais um evento é sempre revelado em seu início. Existem eventos negativos e positivos e estes afetarão a todos os jogadores, geralmente sendo resolvidos no fim da rodada em que foram revelados. Após retirar de sua bolsa um número de tokens de trabalhadores igual a sua capacidade, os jogadores os posicionam nos espaços de ação desejados em seu tabuleiro pessoal e se revezam em turnos resolvendo as ações escolhidas. Estas ações geralmente permitem adquirir novos trabalhadores junto a seus respectivos bônus (mercadorias, expansões da cidade, tecnologias, aumentar seu desenvolvimento ou a quantidade de trabalhadores suportados), porém ainda é possível se movimentar pelo mapa, construir postos de comércio e enviar trabalhadores para a prefeitura em troca de moedas, pontos de desenvolvimento e fichas de cidadão.

O planejamento dedicado de quais trabalhadores buscar primeiro para garantir seu suprimento em rodadas futuras é essencial, porém Orléans te força a adaptar sua estratégia constantemente, pois o sistema de bag building faz com que por vezes você não retire o trabalhador esperado, mesmo que tenha investido diversas vezes nele.

No final das dezoito rodadas, o jogador com mais postos de comércio recebe a ficha de cidadão restante e os pontos são contabilizados pelas moedas, mercadorias, postos de comércio e fichas de cidadão adquiridos durante a partida. O jogador com mais pontos é declarado o vencedor.