Terraforming Mars

 
 
 
1-5
 
12+
 
90-120 min
 
Designer: Jacob Fryxelius
Mecânicas: Draft de Cartas, Gerenciamento de Cartas, Colocação de Cartelas, Poderes Distintos
Em Terraforming Mars, os jogadores controlam corporações interessadas no desenvolvimento de Marte para tornar o planeta vermelho habitável para os humanos. Lançado originalmente em 2016 pela Fryxgames, chegou ao Brasil no ano seguinte pela Meeple BR.

O objetivo dos jogadores é completar projetos em seu turno, em prol da terraformação conjunta do planeta. No início de cada geração, os jogadores recebem novas cartas de projetos que podem ser compradas e adicionadas a sua mão pessoal para serem desenvolvidos em seu turno como parte das duas possíveis ações. Algumas cartas podem subir a temperatura ou nível de oxigênio de Marte, assim como aumentar (ou diminuir) a produção de recursos (plantas, aço, titânio, dinheiro, energia e calor) dos jogadores ou mesmo permitir a construção de cidades ou gerar catástrofes. Fora o valor gasto ao adicionar um projeto à sua mão, os jogadores devem pagar para colocá-los em jogo. Geralmente dinheiro é utilizado nessa situação, mas alguns projetos permitem a utilização de aço e titânio, barateando seu desenvolvimento À parte das cartas, existem projetos no tabuleiro, disponíveis a todos os jogadores, que funcionam como ações padrões, como criar florestas, rios, aumentar a temperatura e outros. Marcos e prêmios também estão disponíveis, gerando pontos de vitória para os jogadores mais rápidos e eficientes.

Em seu turno, um jogador pode realizar de uma a duas ações ou então passar. A opção do número de ações ajuda na estratégia do jogo, permitindo esperar que a temperatura ou o nível de oxigênio atinjam o necessário para o desenvolvimento de um projeto ou mesmo que outro jogador tenha coletado recursos o bastante para que você possa retirá-los. A produção de recursos acontece em cada rodada, assim como a possível compra de novos projetos. Escolher os projetos certos é essencial para administrar da melhor forma a estratégia de sua corporação e garantir a maior quantidade de pontos.

 

Assim que nove rios estiverem presentes em marte e os níveis de oxigênio e temperatura atinjam seu máximo, o jogo chega ao fim. O jogador com o maior índice de terraformação é o vencedor da partida.