Química Maluca

 
 
 
2-4
 
8+
 
30 min
 
Designer: Tony Cimino
Mecânicas: Administração de Cartas, Pontos de Ação
Química Maluca é um jogo matemático em que os jogadores tentam formar elementos químicos fictícios. Ele foi lançado pela primeira vez pela MAGE Company em 2012. Sua versão brasileira saiu pela Meeple BR em 2016.

Em Química Maluca seu objetivo é mover as peças do tabuleiro para que sua configuração seja idêntica às cartas de molécula em sua mão. Na preparação, monta-se o tabuleiro com 1 hexágono azul no centro e 6 amarelos em sua volta. Sobre eles, devem ser colocados discos brancos e pretos de forma alternada. Além disso, colocam-se também as duas cartas de ação “restartium” e “extramovium” e os demais discos próximos ao tabuleiro. Cada jogador recebe 4 cartas de molécula e inicia-se a partida.

No turno de um jogador, ele terá 4 pontos de ação, que poderão ser utilizados para realizar qualquer uma destas ações por um ponto cada: tirar um disco do tabuleiro, colocar um disco do tabuleiro, mover um disco de um hexágono para outro vazio, mover um hexágono vazio para qualquer outra posição (com exceção do hexágono azul) ou, apenas uma vez por turno, usar o “restartium” para voltar o tabuleiro à configuração original (idêntica ao início da partida). Quando um jogador completar uma de suas moléculas, ele a coloca sobre a mesa. Estas cartas concedem pontos de vitória ao final da partida e podem variar de 1 a 3 pontos. Além das ações normais que custam pontos de ação, um jogador poderá também realizar quantas ações de “extramovium” quiser durante seu turno: ele descarta uma de suas ideias sobre a mesa e recebe mais 3 pontos de ação até o final do turno. No final do turno, o jogador compra até ter 4 cartas de molécula em sua mão e passa a vez ao jogador a sua esquerda.

Quando um jogador, ao final do seu turno, não puder comprar mais cartas de molécula do monte, a partida termina. Os jogadores contam os pontos em suas catas de molécula, somando 1 ponto extra para cada carta em sequência segundo a tabela de elementos presente no manual. Ao final da contagem, quem obtiver o maior número de pontos vence.