Chaparral

 
 
 
2-4
 
12+
 
60 min
 
Designer: Marcos Macri
Mecânicas: Alocação de Trabalhadores, Controle de Área ou Influência em Área
Chaparral é um jogo nacional com temática de velho oeste criado por Marcos Macri. Nele os jogadores são investidores que contratam cowboys e disputam por riquezas e prestígio em uma cidade do século XIX. O jogo foi lançado em 2016 pela MS Jogos.

O objetivo dos jogadores em Chaparral é ser o primeiro a conseguir seis cartas de objetivo dos dezesseis possíveis. Na preparação, embaralham-se as cartas de diligências e revela-se a carta do topo. Em seguida, embaralham-se as seis fichas de bônus, que serão colocadas nos espaços de ação mostrados na carta de diligência revelada. Colocam-se também as dezesseis cartelas de fazendas separadas por tipos em seus respectivos espaços próximos das ferrovias, com uma ficha de apache encostada em cada uma das cartelas. Finalizando, colocam-se todas as cartas de objetivo com a face virada para cima no centro da mesa, dividindo-as em 3 colunas (1 a 5, 6 a 11 e 12 a 16). Os jogadores, por sua vez, recebem seus meeples, marcadores de influência, marcadores de ferro e ouro e $15 em moedas. Os marcadores grandes são posicionados na trilha de cowboys.

A rodada é divida em duas fases: Alocar Cowboys e Bônus, Influência e Personagem. Na fase de alocação os jogadores se revezam colocando, um por vez, seus trabalhadores em um dos 12 espaços de ação do tabuleiro ou no espaço do beco, que permite aos jogadores repetir uma ação já escolhida ao preço de perder dinheiro e descer seu marcador na trilha de cowboys. Cada espaço, além de propiciar uma ação específica na segunda fase da rodada também lhe dará a chance de influenciar 1 ou 2 dos espaços do centro do tabuleiro na fase seguinte, sem contar os bônus caso o espaço escolhido tenha uma ficha sobre ele. Após todos os jogadores terem alocado todos os seus cowboys as ações são resolvidas individualmente por cada jogador, seguindo a ordem do turno.

As ações em Chaparral propiciam aos jogadores uma grande gama de estratégias possíveis: eles podem se especializar em fazendas e vender seus produtos, ao passo que tentam remover as fichas de apache da sua fazenda, adquirir propriedades e influências para ganhar dinheiro com a ação do banqueiro. Eles também podem minerar e construir ferrovias, além de aumentar sua trilha de cowboy para carregar mais minérios e poder utilizar mais vezes a ação do beco. Com todas as cartas de objetivo na mesa durante toda a partida, os jogadores desenvolvem estratégias a longo prazo, tentam bloquear ações dos adversários e otimizar suas ações para adquirir as cartas de objetivo de forma mais rápida possível.

Quando um jogador adquire sua sexta carta de objetivo a partida termina e ele será considerado o vencedor.