Drillit! A Fuga da Montanha de Cristal

 
 
 
2-4
 
10+
 
40 min
 
Designer: Pedro Nastari e Lucas Pereira
Mecânicas: Colocação de Cartelas, Pontos de Ação, Poderes Distintos
Drillit! A Fuga da Montanha de Cristal é um jogo cooperativo brasileiro lançado em 2016 pela Papaya Editora. Nele, os jogadores assumem o papel de gnomos escavando uma caverna e tentam escapar dos goblins que atacam seu veículo.

Em Drillit! A Fuga da Montanha de Cristal o objetivo dos jogadores é traçar um caminho do ponto inicial do veículo até a cartela de saída da caverna, disposta do lado oposto do tabuleiro. Na preparação, cada jogador recebe aleatoriamente uma cartela de caminho, uma carta de personagem e seu peão correspondente. além disso, colocam-se 1 goblin em cada espaço azul do radar e 1 blindagem em cada setor do tanque.

No turno de um jogador ele terá 4 Pontos de Ação e poderá gasta-los para realizar da forma que preferir as seguintes ações, gastando sempre 1 PA cada: mover-se pela parte interna do veículo, reparar as blindagens do veículo, apagar incêndio, eliminar um goblin, usar cristais ou escavar. A partir do segundo turno do jogo, deverá ser revelada, antes da fase de ação, uma carta de eventos do baralho, realizando seus efeitos. Nesta fase, chamada fase de eventos, efeitos negativos ocorrerão no tabuleiro, movendo goblins (possivelmente destruindo as blindagens e adentrando no veículo), causando incêndios, fazendo aparecer abismos no caminho da escavação ou simplesmente impedindo os jogadores de escavarem durante aquele turno. Desta maneira, o turno de um jogador se resume em tentar diminuir os efeitos negativos que ocorrem no veículo, tentando escavar o mais rápido possível até a saída, antes que o baralho de eventos se esgote, que o tanque sofra danos com invasões de goblins ou que se percam dentro da caverna, bloqueados por cartelas de abismo.

imgl0354

Caso os jogadores consigam traçar um caminho de cartelas do ponto de partida até a cartela de saída, eles vencerão a partida. Caso o baralho de eventos se esgote, não seja mais possível se locomover ou o tanque sofra 5 marcadores de dano, eles serão derrotados.

imgl0489

Observação: goblins, personagens e chamas em acrílico presentes na versão completa do financiamento coletivo.