Drako

 
 
 
2
 
8+
 
30 min
 
Designer: Jarek Nocón
Mecânicas: Gestão de Mão, Sistema de Pontos de Ação, Jogadores com Diferentes Habilidades, Movimento de Área
Drako é um jogo de combate em grid e administração de cartas no qual um dos jogadores controla um temível filhote de dragão vermelho e enfrenta outro jogador que controla 3 experientes caçadores anões. Foi trazido ao Brasil inicialmente pela Conclave em 2016 e de volta pela Redbox em 2017.

Em Drako os jogadores competem para tentar eliminar seu adversário reduzindo seus pontos de vida a zero. Para isso, cada jogador deverá utilizar da melhor maneira seu deck de cartas único, otimizando suas ações e sua estratégia para vencer. Neste jogo assimétrico, os anões possuem, além da vantagem numérica, habilidades especiais conferidas pelos 3 diferentes anões, que utilizam redes para bloquear a capacidade de movimento do dragão, flechas para acertá-lo a distância e a capacidade de entrar em frenesi. O personagem do dragão, por sua vez, pode voar pelo tabuleiro e executar poderosos ataques de fogo que causam dano a mais de um anão por vez.

Completamente assimétrico, a vantagem dos anões é a capacidade de cercar o dragão e atacá-lo de forma impiedosa, enquanto o dragão é simplesmente mais poderoso, resistente e possui movimentação aprimorada. Durante o jogo, ataques recebidos pelo dragão irão incapacitar parte de suas habilidades, forçando os anões a tomarem decisões estratégicas e tentar causar o maior número de dano possível no início da partida.

A partida termina assim que um jogador for eliminado, com seu oponente sendo declarado o vencedor.