Keyflower

 
 
 
2-6
 
12+
 
90 min
 
Designer: Juliet Breese, Jo Breese
Mecânicas: Leilão, Memória, Tabuleiro Modular, Pegar e Entregar, Construção de Rotas, Coleção de Componentes, Colocação de Cartelas, Alocação de Trabalhadores
Lançado em 2012 pela R&D Games, Keyflower é um jogo de construção de cidades em que os jogadores utilizam seus trabalhadores como recursos, usando-os para obter novas construções através de leilões. Sua versão em português, produzida pela MasQueOca, foi trazida para o Brasil pela Conclave em 2014 e de volta pela Redbox em 2017.

Seu objetivo em Keyflower é obter o maior número de pontos de vitória ao final das 4 rodadas que simbolizam as 4 estações do ano, expandindo sua vila e aprimorando suas cartelas de vila. Na preparação, cada jogador recebe 1 biombo, 8 trabalhadores aleatórios (que devem permanecer escondidos) e uma cartela de vila inicial (“casa”). Além disso, cada jogador receberá secretamente cartelas de vila da estação inverno, que só serão utilizados na última rodada. Após feito isso, deve-se preparar no centro da mesa as cartelas de navio, colocando sobre elas aleatoriamente o número correspondente de trabalhadores e fichas de habilidade, as cartelas de ordem do turno e, por fim, as cartelas de vila da estação inicial (primavera).

No turno de um jogador ele terá sempre duas opções: dar um lance numa cartela no centro da mesa para tentar adquirir uma nova cartela ou alocar um trabalhador sobre qualquer cartela no tabuleiro, realizando efeitos diversos como adquirir recursos, trocar fichas de habilidade por recursos, mover recursos entre suas cartelas e até mesmo aprimorar suas cartelas. Entretanto, os jogadores devem pensar com cuidado sobre as cores dos trabalhadores utilizados para realizar cada ação, pois depois que o primeiro trabalhador é colocado em cada cartela, seja como lance em um leilão ou para realizar um efeito, os demais trabalhadores a interagir com aquela cartela deverão ser da mesma cor do primeiro. Por exemplo: se um jogador quiser superar o lance de um trabalhador amarelo em uma cartela ele deverá colocar 2 ou mais trabalhadores da mesma cor naquela cartela.  Os jogadores se revezam realizando uma ação por vez, até que todos passem, encerrando assim a rodada.

Quando uma rodada acaba os jogadores recolhem seus trabalhadores utilizados em leilões perdidos e os que estiverem sobre as cartelas da sua vila e descartam os restantes. Após isso, os jogadores recolhem para si as cartelas adquiridas nos leilões e encaixam no espaço da sua vila e separam os blocos de ordem de turno que adquiriram: pela sequência de cartelas de ordem de turno, os jogadores escolhem uma cartela de navio e adquirem os trabalhadores e as fichas de habilidade que estiverem sobre ela. Após feito isso, inicia-se uma nova rodada: são dispostas no centro da mesa as cartelas da estação seguinte, juntamente de novos navios e das cartelas de ordem do turno. Caso seja a última rodada, ao invés do usual sorteio das cartelas de estação, cada jogador escolhe as cartelas de inverno de sua mão que deseja que façam parte do leilão do turno e descarta a restante.

Ao final da rodada de inverno o jogador com a maior quantidade de pontos de vitória após a contagem final será o vencedor da partida.

imgl8802