Fábulas Fantásticas

 
 
 
2-5
 
8+
 
40 min
 
Designer: Guilherme Moraes
Mecânicas: Narração
Fábulas Fantásticas é um jogo de narração brasileiro, criado por Guilherme Moraes. Ele foi lançado em 2016 pela RetroPunk. Neste jogo o objetivo é contar uma história no estilo contos de fadas, utilizando as cartas de sua mão como elementos narrativos.

Em uma partida de Fábulas Fantásticas não há vencedores ou perdedores. O objetivo do jogo é narrar uma história fantástica de forma conjunta com todos os demais jogadores. Para isso, os jogadores usarão as cartas em jogo e jogarão cartas de sua mão, acrescentando novos elementos como personagens, locações e e acessórios à história. Na Preparação, sorteia-se uma carta de personagem que será o protagonista da partida. Além disso, revelam-se cartas de locação que são colocadas no centro da mesa. Cada jogador recebe, então, 2 cartas de personagem e 2 cartas de acessório e o jogo começa.

No turno de um jogador ele escolhe uma das locações mostradas no centro da mesa, joga um personagem e um acessório da sua mão e deve narrar um trecho da história que deverá conter os elementos das cartas selecionadas. Caso deseje, o jogador poderá utilizar mais cartas da sua mão, acrescentando ainda mais elementos à história, deixando as cartas sobre a mesa para que os demais jogadores possam utiliza-las futuramente. Quando o jogador da vez terminar de narrar uma cena ele passa a vez para o jogador a sua esquerda, que deverá continuar a história do ponto onde parou, mas deverá usar uma carta de locação diferente da que o jogador anterior utilizou.

A partida se desenrola por quantas rodadas o grupo desejar ou até que um dos baralhos se esgote.