Aljubarrota: A Batalha Real

 
 
 
2
 
6+
 
5-15 min
 
Designer: David M Santos-Mendes
Mecânicas: Reconhecimento de Padrões, Ação Simultânea
Aljubarrota: A Batalha Real é um jogo de cartas português do designer David M Santos-Mendes, no qual os jogadores reencenam a batalha homônima, ocorrida em 1385 entre tropas portuguesas e o exército castelhano. Lançado originalmente em 2015 pela editora Pythagoras, chegou ao Brasil dois anos depois pela Sherlock S.A.

No início da partida, cada jogador seleciona uma carta de personagem e a posiciona sobre a mesa à sua frente. Em seguida, as 42 cartas são embaralhadas, divididas entre os jogadores (formando dois montes de compras) e a carta do fundo de cada monte é revelada sobre a mesa criando duas pilhas de descarte. A partida se desenrola com os jogadores simultaneamente retirando a carta do fundo de seu monte de compras e as descartando em uma pilha à sua escolha, respeitando sempre a regra de descarte, na qual a carta descartada deve ter sua cor, número ou símbolo igual a da carta do topo da pilha escolhida. Quando a carta retirada não se encaixar em nenhum destes requisitos, o jogador pode posicioná-la no topo de seu monte de compras, retirando uma nova carta do fundo, ou então descartar seu personagem como um coringa em qualquer uma das duas pilhas, para assim poder descartar a carta comprada.

O primeiro jogador a conseguir descartar todas as cartas de seu monte de compras é automaticamente declarado o vencedor.