Arte Moderna

 
 
 
3-5
 
10+
 
40 min
 
Designer: Reiner Knizia
Mecânicas: Leilão, Especulação Financeira, Administração de Cartas
Lançado em 1992 pela Hans im Glück na Alemanha, Arte Moderna é um jogo sobre administração de galerias de arte em que os jogadores especulam os valores de quadros, leiloando obras de arte entre si. Esta criação do conceituado designer Reiner Knizia recebeu a recomendação do Spiel Des Jahres em 1993. O jogo chegou ao Brasil em 2006 pela Odysseia Jogos.

Em Arte Moderna, o objetivo dos jogadores é ter a maior quantidade de dinheiro ao final das 4 rodadas do jogo através de compras e vendas lucrativas, tentando manipular o mercado de quadros de arte a seu favor. Na preparação cada jogador recebe um conjunto de cartas de obras de arte iniciais, 100000$ que mantenm escondidos dos demais jogadores atrás de seu biombo.

No turno de um jogador ele deve escolher uma carta de obra de arte de sua mão para leiloar. As cartas em Arte Moderna tem dois aspectos relevantes: o artista, cujas obras são valorizadas se elas forem as mais vendidas ao final da rodada, e o tipo de leilão, influenciando na forma como a interação dos jogadores se dará naquele turno. Eles poderão ser leilões de preço único, em que cada jogador aposta apenas uma vez; secreto, em que os jogadores apostam de forma simultânea e revelam o valor ao mesmo tempo e até mesmo leilões duplos em que o jogador da rodada oferece 2 obras de um mesmo artista, realizando o tipo de leilão da segunda carta escolhida.

Quando a quinta obra de um artista é vendida, a rodada termina, dando início à fase de valorização: as obras dos artistas mais vendidos recebem um acréscimo de valor de 30$, 20$ para as do segundo e 10$ para as do terceiro. Os jogadores, então, somam o valor total das obras que adquiriram na rodada e as vendem para o banco. Após feito isso, uma nova rodada se inicia e os jogadores recebem novas cartas de obras do baralho central. 

Ao final da quarta rodada os jogadores contam seu dinheiro e aquele que obtiver a maior quantidade será o vencedor.